Atendimento pelo WhatsApp

Para sua Saúde

Voltar 09 de Julho de 2022

Quantos graus é febre (e como medir a temperatura)


Quantos graus é febre (e como medir a temperatura)

Por norma, é considerado febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando se tem muitas camadas de roupa vestida.

A forma mais segura de saber se se está com febre é usar o termômetro para medir a temperatura corporal, e não confiar em apenas em colocar a mão na testa ou na nuca.

Muitas vezes, a temperatura alta pode ser diminuída de forma natural, retirando-se uma peça de roupa ou tomando um banho com água morna, quase fria, por exemplo. Porém, nos casos em que a temperatura na axila é superior a 39ºC é recomendado procurar atendimento médico, pois pode ser necessário o uso de remédios. 

Temperatura normal do corpo

A temperatura corporal normal varia entre 35,4ºC e 37,4ºC, quando medida na axila. Isso significa que temperaturas abaixo de 35,4ºC podem indicar hipotermia, enquanto temperaturas acima de 37,4ºC podem indicar o início de uma febre.

Quantos graus é febre?

É considerado febre quando a temperatura axilar é superior a 38ºC, no entanto, a temperatura pode ser classificada de diferentes formas:

Ligeiramente aumentada (subfebril ou febrícula): 37,5ºC a 37,9ºC. Nestes casos, costumam surgir outros sintomas, como arrepios, cansaço, tremores ou vermelhidão do rosto;
Febre: 38ºC ou superior;
Febre alta: acima de 39ºC. Deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, deve-se ir ao hospital.
Já em bebês e crianças, também é relativamente frequente a medição da temperatura na região anal. Nesses casos, a maior parte dos pediatras considera febre a partir dos 37,8º C.

Fonte: Tua Saúde


Fale Conosco
Corpo Clínico
Nossos Serviços